CONCEITOS TÉCNICOS DA TEORIA E PRÁTICA DA SUPERVISÃO DIDATA
A Supervisão Didata é um processo essencial na formação de futuros profissionais, especialmente em áreas como psicologia, educação e saúde. Tecnicamente, ela envolve a orientação e acompanhamento de um profissional em formação por um supervisor experiente, que oferece feedback e suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências. A prática da supervisão didata está enraizada em conceitos como a transferência de conhecimento, o desenvolvimento de pensamento crítico e reflexivo, e a capacitação para a autonomia profissional. O supervisor atua como um modelo de referência, ajudando o supervisionando a integrar teoria e prática de maneira coesa e eficiente.
Além disso, a supervisão didata enfatiza a importância da autorreflexão e da análise do próprio processo de aprendizagem. No aspecto técnico, isso se traduz na aplicação de métodos de avaliação contínua, como a discussão de casos, a observação direta e a revisão de intervenções realizadas pelo supervisionando. O objetivo é promover uma prática profissional ético-reflexiva, onde o supervisionando aprende a identificar e resolver problemas clínicos ou pedagógicos de forma independente, sempre alinhado com as diretrizes e melhores práticas da sua área de atuação.