Anotação de Aula

Anotação de Aula

Aspectos educacionais modelados no cérebro de formas diferentes em cada geração a partir da 16 semana. (1992) absorção da cultura familiar e linguística, comportamental, personalidade pelo cérebro até 4 anos de idade, quase 5. Depois disso ela não absorve características para o caráter. Ouvido é o primeiro órgão após o cérebro. 20 semana, voz externa. Identifica os tipos de sons , separando entre agradáveis e desagradáveis. Sente mais as substâncias que a mãe produz. Noradrenalina sobrecarrega rim e fígado, por isso passa mal. ( Diarréia, enurese) Importância de ouvir música clássica por conta da variação de frequências, timbre e intensidade. Amamentação Leite tem a ver com questão emocional, mas há formas de gerar mais produção de leite. Livre demanda Questionamento sobre TDAH x questões ambientais Livre demanda 3 meses Depois a cada 3 horas, a criança já começa a entender rotina. Primeira frustração do ser humano Menina mais lenta na amamentação e enche mais . Meninos mais rápido, gulosos , mas dormem, precisam mamãe mais vezes, de duas em duas horas. A mae precisa observar se no 90 e 05 dias qual é a melhor rotina. Máximo em 5 dias é feita a adaptação, no sexto dia aplicar a rotina de forma definitiva. Chorar não faz mal , mas em excesso precisa. Essa disciplina gera a formação de caráter. A amamentação define a obediência. O cérebro está aberto para a aprendizagem. Comportamentos viciosos Chupeta e cobertor - vício É porta para fixação oral e dependência química. O órgão sensorial do paladar é fonte de prazer. Inserir alimentação antes do tempo é porta para obesidade. Sólidos a partir do sexto mês, cérebro tá pronto. Antes disso só leite. Segunda frustração: retirada gradual da mamadeira ou peito. Uso da língua pra começar a ter trabalho na deglutição pela colher. O cérebro busca o mais fácil. Então vai reclamar. Açúcar - gera prazer. Se inserido antes a preferência vai pro doce e carboidratos e chocolates 🤣🤣🤣 Por um lado, limites dados pela frustração e distância emocional dos pais. Meritocracia aplicada ás crianças, que passam a ser recompensadas por cumprir qualquer tarefa, em vez de apenas dtas específicas. Com a geração de pais permissivos advindas da geração dos anos 80, gerou a imaturidade destes filhos, e uma mudança do marco da adolescencia, em 2019 , de 12 a 24 anos, antes era dos 17 anos. Não tiveram a frustração , para aprender a equilibrar os limites e desenvolver inteligência emocional. Educação Cognitiva - escola Educação socioemocional -família Gravação neuronal da influência do meio. Os filhos geralmente ficam "do lado" daquele pai ou mãe mais bonzinho, pois percebe que é mais fácil de convencer, e essa informação fica gravada no cérebro. Caso - criança violenta de 11 anos Mãe tranquila,, pai rígido, gerando crises no filho. Descobre - se que os rompantes de agressividade veio do pai, criança reproduz o que o familiar faz. Como ressignificar? No Set psicanalítico, para entender o meio em que se vive. Ela investiga a programação que gera comportamento por repetição hereditária. Só ensinamos aquilo que recebemos da família, nos comportamentos e atitudes, teremos aversão ou repetição, reproduzindo comportamento tóxico. Os Neuropsicanalistas dão tarefas para mudança comportamental, para observação e repetição. Não há como separar comportamento do aspecto biológico. A educação se dá pelo movimento, a partir de tudo que vejo. Estamos saindo da caverna para a caixa (tudo digital, tudo se aperta, sem esforço, pela digitalização /utilitários. Isso causa falta de substâncias que antes eram geradas pelo exercício físico, condição da natureza ancestral, gerando resistência física. Temos alta perda de vitamina D e perda de calcio, e o sistema nervoso grava as informações e geram os pensamentos e sentimentos. Os neurônios gravam as palavras ligadas a depreciação por parte dos pais , com intensidade vocal para se sobrepor, e isso grava de forma mais intensa ainda. Os pais elogiam pouco e hj temos pessoas que se sentem incapazes de realizar algo. O meio tem o facilitador: os pais. São eles que tem que controlar o que é dado. Crise do ódio por adicção digital Aspectos neurológicos gerados pelo comportamento, onde diversos cenários se apresentam: Ausências de : alimentação, micção entre outras. O comportamento raivoso da mãe gera reflexo no filho. A criança aprende a ficar horas e precisa de um processo de "desmame" para modelar um novo comportamento. Contexto Escolar A modelagem do aspecto cognitivo, expresso nos valores do Projeto Pedagógico. Porém os pais apenas aparecem quando tem problema, não conhecem a escola. Mas, se os professores reproduzem os aspectos agressivos, o aluno também vai reproduzir. Modelagem Cerebral pelo Esporte O adulto deve ter acesso ao esporte, lazer , compartilhar essas vivências com adultos e as crianças, entre seus filhos jovens, incluindo jogos de tabuleiro. Regras Culturais geram comportamentos diferentes no indivíduo. Por isso é necessário entender a qual cultura o paciente pertence. Colocar regras é demonstrar consequências. A criança com raiva ao quebrar algo, fazer ela pegar e pensar na consequência. Criança reprimida canaliza na brincadeira, no processo imaginário até os 4 anos A crítica reforça a gravação do próprio comportamento. Orientar, propor e demonstrar ajuda a modificar o comportamento. A procrastinação vem das repreensões " engole o choro, fica quieto) a criança grava o estado de não decisão e não ação, e isso gera adultos castradores e castrados. Aprendizado exige Ambiente adequado com estímulos. Oralizacao: pessoas presas na fase oral, que gera dependência, ausência de regras de período de amamentação geram problemas como excesso de consumo alimentar ou de adicção. Resignificar: emoções e pensamentos Reprogramar: atitudes e comportamentos Instalação de nova rotina: 21 dias Semana 1 ok Semana 2 - fica mais difícil porque a mente se adapta ao conforto, mesmo que esse conforto gere problemas de saúde mais tarde. Semana 3 - hábito instalado Após 21 dias a mente entende a rotina como uma norma. Aspectos da fase oral - fase não passada de forma adequada gera favorecimento ao surgimento da obesidade e da diabetes Jejum intermitente: 12x 8 falar acabando meu jejum ao beber água, falar o nome ( seu nome) Parar respirar e dizer , Brunna, faz tal coisa, agradeça... Assim se muda o pensamento. Quebra de Jejum é com líquido Separação Não existe separação sem sofrimento, cada um sofre à sua maneira Incompatibilidade de gênio só acontece com casamentos que interrompem cedo. Ficar com esse argumento de que os longos se chega na incompatibilidade, na vdd é a rotina enfadonha e sem intimidade sexual. Neuroquímica : a importância do cheiro que conecta o casal. Floral : feminino Amadeirado: masculino O cheiro amadeirado chama a mulher e o floral atrae o homem. Neuro embriologia Feto percebe a partir das 16 formação completa 20 semanas que não foi desejada, pela reação química, noradrenalina e cortisol Isso gera desconforto, sensações desconfortáveis e fica registrado na psique . Assutar criança - o cérebro não entende o que é verdade ou mentira. Gera insegurança na brincadeira, gera medo , jogar pra cima. Isso fica registrado. Grávida que leva tombo , gera a alteração química e o inconsciente registra a experiência do medo e da insegurança, gera nessa fase os traumas. Mães que conversam com os bebês geram a ocitocina e a criança tem o registro de serem amados e desejados, cria a conexão neurológica. Primeiro trauma ao chegar no mundo é o parto Bebê sabe que precisa nascer e impulsiona pra vir se está acordado. Ativa o pulmão, sente a dor e ele chora Ao nascer desperta todos os sentidos, mas a visão demora mais, ele vê vultos. O cheiro do leite fica na mãe ele ele sabe que o alimento está ali Nascimento em cesária Programada ou Emergencial A programada : tem que conversar com a criança. Na maior parte do tempo o bebê está dormindo e acorda do nada no mundo, com aspiração e isso gera o trauma, sentimentos de abandono, bate de frente com a mãe no futuro. Preparar o bebê na hora do parto que vai vir. Cesária de urgência: criança que já vem na dilatação, a criança já sabe e ajuda no parto. Os obstetras não tem a preocupação psicológica do bebê. Desmame no psicofarmaco - leva 15 dias pra fazer efeito, às vezes antes Não baixar medicação sozinho pq o corpo leva o choque e altera o sistema fisiológico e o corpo não entende. Demora alguns dias pra surtar. Nenhuma medicação pode ser tomada com estômago vazio. Estômago vazio altera o efeito da medicação, reduz a eficácia e pode gerar efeitos colaterais. Tomar medicação no horário, tolerância de atraso é 15 minutos. Para o terapeuta, deixar a medicação é pelo suporte terapêutico e liberação do psiquiatra. O meio influência o ser humano - Vigotski A criança se adapta ao meio que vai nascer: leitor não leitor, grita , não grita... O que desenvolvemos: aspectos psicomotoras por estimulação. O que a gente diz que não gosta é pq não praticou. Se vc não ensina criança pequena a fazer as coisas na primeira infância ele vai ter muita dificuldade em desenvolver interesse em realizar a parte colaborativa com a família. Lavar um copo, varrer chão, coisas simples, a criança adota aquilo como parte dela. Criança vê, criança faz. O cerebro processa o que vê. A prática frequente vai dar expertise. Podemos não saber tudo , mas podemos indicar quem sabe. Pegar informações com colegas é importante, pois não saber não é vergonha, vergonha é não colocar a dúvida pra fora. Porque ficamos com vergonha em perguntar? Porque errar gerava punição pelos pais. Precisamos ensinar wue o erro gera consequências, mas o erro pode proporcionar aprendizado. Cuidar de resolver o problema. Ajudar na conscientização ou pagar simbolicamente pra substituir objetos quebrados, por exemplo. Ajuda a entender que algo quebrado tem custo e que tudo o que fazemos tem consequências. Orientar a criança com autoridade. A criança que não obedece é mal educada pelos adultos. Educada de forma errada, pois pegou os vícios dos pais nas atitudes. Para os religiosos Deus deu os filhos para os pais educar e não se entrega os filhos a Deus, isso é isenção da responsabilidade parental. O comportamento é apreendido pela observação ( ver e ouvir) e é reproduzido pela criança. Neurociências É antiga. Vem a público em 1970 Chega pra nós em inglês em 1990. No Brasil recente, chegou a 4 anos. Fazer mestrado e focar em neuropsicanalise para gerar mais conhecimento. Importância de gerar memórias afetivas para nutrição emocional e saúde mental. Deixamos de viver o simples pra pensar no grande, no complexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *