Anotação de Aula
Aspectos educacionais modelados no cérebro de formas diferentes em cada geração a partir da 16 semana. (1992) absorção da cultura familiar e linguística, comportamental, personalidade pelo cérebro até 4 anos de idade, quase 5.
Depois disso ela não absorve características para o caráter.
Ouvido é o primeiro órgão após o cérebro.
20 semana, voz externa. Identifica os tipos de sons , separando entre agradáveis e desagradáveis. Sente mais as substâncias que a mãe produz.
Noradrenalina sobrecarrega rim e fígado, por isso passa mal. ( Diarréia, enurese)
Importância de ouvir música clássica por conta da variação de frequências, timbre e intensidade.
Amamentação
Leite tem a ver com questão emocional, mas há formas de gerar mais produção de leite.
Livre demanda
Questionamento sobre TDAH x questões ambientais
Livre demanda 3 meses
Depois a cada 3 horas, a criança já começa a entender rotina.
Primeira frustração do ser humano
Menina mais lenta na amamentação e enche mais .
Meninos mais rápido, gulosos , mas dormem, precisam mamãe mais vezes, de duas em duas horas.
A mae precisa observar se no 90 e 05 dias qual é a melhor rotina.
Máximo em 5 dias é feita a adaptação, no sexto dia aplicar a rotina de forma definitiva.
Chorar não faz mal , mas em excesso precisa.
Essa disciplina gera a formação de caráter.
A amamentação define a obediência.
O cérebro está aberto para a aprendizagem.
Comportamentos viciosos
Chupeta e cobertor - vício
É porta para fixação oral e dependência química.
O órgão sensorial do paladar é fonte de prazer.
Inserir alimentação antes do tempo é porta para obesidade.
Sólidos a partir do sexto mês, cérebro tá pronto. Antes disso só leite.
Segunda frustração: retirada gradual da mamadeira ou peito. Uso da língua pra começar a ter trabalho na deglutição pela colher.
O cérebro busca o mais fácil. Então vai reclamar.
Açúcar - gera prazer. Se inserido antes a preferência vai pro doce e carboidratos e chocolates 🤣🤣🤣
Por um lado, limites dados pela frustração e distância emocional dos pais.
Meritocracia aplicada ás crianças, que passam a ser recompensadas por cumprir qualquer tarefa, em vez de apenas dtas específicas.
Com a geração de pais permissivos advindas da geração dos anos 80, gerou a imaturidade destes filhos, e uma mudança do marco da adolescencia, em 2019 , de 12 a 24 anos, antes era dos 17 anos.
Não tiveram a frustração , para aprender a equilibrar os limites e desenvolver inteligência emocional.
Educação Cognitiva - escola
Educação socioemocional -família
Gravação neuronal da influência do meio.
Os filhos geralmente ficam "do lado" daquele pai ou mãe mais bonzinho, pois percebe que é mais fácil de convencer, e essa informação fica gravada no cérebro.
Caso - criança violenta de 11 anos
Mãe tranquila,, pai rígido, gerando crises no filho. Descobre - se que os rompantes de agressividade veio do pai, criança reproduz o que o familiar faz.
Como ressignificar? No Set psicanalítico, para entender o meio em que se vive. Ela investiga a programação que gera comportamento por repetição hereditária.
Só ensinamos aquilo que recebemos da família, nos comportamentos e atitudes, teremos aversão ou repetição, reproduzindo comportamento tóxico.
Os Neuropsicanalistas dão tarefas para mudança comportamental, para observação e repetição.
Não há como separar comportamento do aspecto biológico.
A educação se dá pelo movimento, a partir de tudo que vejo.
Estamos saindo da caverna para a caixa (tudo digital, tudo se aperta, sem esforço, pela digitalização /utilitários.
Isso causa falta de substâncias que antes eram geradas pelo exercício físico, condição da natureza ancestral, gerando resistência física.
Temos alta perda de vitamina D e perda de calcio, e o sistema nervoso grava as informações e geram os pensamentos e sentimentos. Os neurônios gravam as palavras ligadas a depreciação por parte dos pais , com intensidade vocal para se sobrepor, e isso grava de forma mais intensa ainda. Os pais elogiam pouco e hj temos pessoas que se sentem incapazes de realizar algo.
O meio tem o facilitador: os pais. São eles que tem que controlar o que é dado.
Crise do ódio por adicção digital
Aspectos neurológicos gerados pelo comportamento, onde diversos cenários se apresentam:
Ausências de : alimentação, micção entre outras.
O comportamento raivoso da mãe gera reflexo no filho.
A criança aprende a ficar horas e precisa de um processo de "desmame" para modelar um novo comportamento.
Contexto Escolar
A modelagem do aspecto cognitivo, expresso nos valores do Projeto Pedagógico. Porém os pais apenas aparecem quando tem problema, não conhecem a escola. Mas, se os professores reproduzem os aspectos agressivos, o aluno também vai reproduzir.
Modelagem Cerebral pelo Esporte
O adulto deve ter acesso ao esporte, lazer , compartilhar essas vivências com adultos e as crianças, entre seus filhos jovens, incluindo jogos de tabuleiro.
Regras Culturais geram comportamentos diferentes no indivíduo. Por isso é necessário entender a qual cultura o paciente pertence.
Colocar regras é demonstrar consequências.
A criança com raiva ao quebrar algo, fazer ela pegar e pensar na consequência.
Criança reprimida canaliza na brincadeira, no processo imaginário até os 4 anos
A crítica reforça a gravação do próprio comportamento. Orientar, propor e demonstrar ajuda a modificar o comportamento.
A procrastinação vem das repreensões " engole o choro, fica quieto) a criança grava o estado de não decisão e não ação, e isso gera adultos castradores e castrados.
Aprendizado exige Ambiente adequado com estímulos.
Oralizacao: pessoas presas na fase oral, que gera dependência, ausência de regras de período de amamentação geram problemas como excesso de consumo alimentar ou de adicção.
Resignificar: emoções e pensamentos
Reprogramar: atitudes e comportamentos
Instalação de nova rotina: 21 dias
Semana 1 ok
Semana 2 - fica mais difícil porque a mente se adapta ao conforto, mesmo que esse conforto gere problemas de saúde mais tarde.
Semana 3 - hábito instalado
Após 21 dias a mente entende a rotina como uma norma.
Aspectos da fase oral - fase não passada de forma adequada gera favorecimento ao surgimento da obesidade e da diabetes
Jejum intermitente: 12x 8
falar acabando meu jejum ao beber água, falar o nome ( seu nome)
Parar respirar e dizer , Brunna, faz tal coisa, agradeça... Assim se muda o pensamento.
Quebra de Jejum é com líquido
Separação
Não existe separação sem sofrimento, cada um sofre à sua maneira
Incompatibilidade de gênio só acontece com casamentos que interrompem cedo.
Ficar com esse argumento de que os longos se chega na incompatibilidade, na vdd é a rotina enfadonha e sem intimidade sexual.
Neuroquímica : a importância do cheiro que conecta o casal.
Floral : feminino
Amadeirado: masculino
O cheiro amadeirado chama a mulher e o floral atrae o homem.
Neuro embriologia
Feto percebe a partir das 16 formação completa
20 semanas que não foi desejada, pela reação química, noradrenalina e cortisol
Isso gera desconforto, sensações desconfortáveis e fica registrado na psique .
Assutar criança - o cérebro não entende o que é verdade ou mentira. Gera insegurança na brincadeira, gera medo , jogar pra cima. Isso fica registrado.
Grávida que leva tombo , gera a alteração química e o inconsciente registra a experiência do medo e da insegurança, gera nessa fase os traumas.
Mães que conversam com os bebês geram a ocitocina e a criança tem o registro de serem amados e desejados, cria a conexão neurológica.
Primeiro trauma ao chegar no mundo é o parto
Bebê sabe que precisa nascer e impulsiona pra vir se está acordado.
Ativa o pulmão, sente a dor e ele chora
Ao nascer desperta todos os sentidos, mas a visão demora mais, ele vê vultos.
O cheiro do leite fica na mãe ele ele sabe que o alimento está ali
Nascimento em cesária
Programada ou Emergencial
A programada : tem que conversar com a criança. Na maior parte do tempo o bebê está dormindo e acorda do nada no mundo, com aspiração e isso gera o trauma, sentimentos de abandono, bate de frente com a mãe no futuro.
Preparar o bebê na hora do parto que vai vir.
Cesária de urgência: criança que já vem na dilatação, a criança já sabe e ajuda no parto.
Os obstetras não tem a preocupação psicológica do bebê.
Desmame no psicofarmaco - leva 15 dias pra fazer efeito, às vezes antes
Não baixar medicação sozinho pq o corpo leva o choque e altera o sistema fisiológico e o corpo não entende. Demora alguns dias pra surtar.
Nenhuma medicação pode ser tomada com estômago vazio.
Estômago vazio altera o efeito da medicação, reduz a eficácia e pode gerar efeitos colaterais.
Tomar medicação no horário, tolerância de atraso é 15 minutos.
Para o terapeuta, deixar a medicação é pelo suporte terapêutico e liberação do psiquiatra.
O meio influência o ser humano - Vigotski
A criança se adapta ao meio que vai nascer: leitor não leitor, grita , não grita...
O que desenvolvemos: aspectos psicomotoras por estimulação.
O que a gente diz que não gosta é pq não praticou.
Se vc não ensina criança pequena a fazer as coisas na primeira infância ele vai ter muita dificuldade em desenvolver interesse em realizar a parte colaborativa com a família.
Lavar um copo, varrer chão, coisas simples, a criança adota aquilo como parte dela. Criança vê, criança faz.
O cerebro processa o que vê.
A prática frequente vai dar expertise.
Podemos não saber tudo , mas podemos indicar quem sabe.
Pegar informações com colegas é importante, pois não saber não é vergonha, vergonha é não colocar a dúvida pra fora.
Porque ficamos com vergonha em perguntar?
Porque errar gerava punição pelos pais.
Precisamos ensinar wue o erro gera consequências, mas o erro pode proporcionar aprendizado. Cuidar de resolver o problema.
Ajudar na conscientização ou pagar simbolicamente pra substituir objetos quebrados, por exemplo.
Ajuda a entender que algo quebrado tem custo e que tudo o que fazemos tem consequências.
Orientar a criança com autoridade.
A criança que não obedece é mal educada pelos adultos. Educada de forma errada, pois pegou os vícios dos pais nas atitudes.
Para os religiosos
Deus deu os filhos para os pais educar e não se entrega os filhos a Deus, isso é isenção da responsabilidade parental.
O comportamento é apreendido pela observação ( ver e ouvir) e é reproduzido pela criança.
Neurociências
É antiga.
Vem a público em 1970
Chega pra nós em inglês em 1990.
No Brasil recente, chegou a 4 anos.
Fazer mestrado e focar em neuropsicanalise para gerar mais conhecimento.
Importância de gerar memórias afetivas para nutrição emocional e saúde mental. Deixamos de viver o simples pra pensar no grande, no complexo.